domingo, 1 de fevereiro de 2009

Cantiga

Dizia la fremosinha*:
“ai, Deus, val**!
Com’estou d’amor ferida”
ai, Deus, val!”

Dizia la bem talhada***:
“ai, Deus, val!
Com’estou d’amor coitada!
ai, Deus, val!

Com’estou d’amor ferida!
ai, Deus, val!
Nom vem o que bem queria!
ai, Deus, val!

Com’estou d’amor coitada****!
ai, Deus, val!
Nom vem o que muit’amava!
ai, Deus, val!”

+*+D. Afonso Sanches+*+

Vocabulário
*fremosinha – formosinha;
**ai, Deus, val! – ai, valha-me Deus; ai, Deus me ajude!;
***bem talhada – bem-feita, elegante, bonita;
****coitada – infeliz, cheia de sofrimento amoroso

Nota sobre o autor

D. Afonso Sanches

Trovador do final do século XIII e inicio do século XIV. Filho bastardo do rei D. Dinis com sua amante favorita, D. Aldonça Rodrigues da Telha. Deixou-nos 15 cantigas, nas quais, segundo J. J. Nunes, se revelou verdadeiro poeta.
imagem: Ana Cruz

Nenhum comentário: